domingo, 19 de fevereiro de 2012

JOVENS CELEBRAM NA CEB SÃO LUIZ GONZAGA

         A comunidade São Luiz deu neste domingo, dia 19, um passo importante para a renovação e maior motivação da comunidade. Aconteceu a primeira celebração feita praticamente só por jovens, sendo que apenas os ministros extraordinários da comunhão, o casal Adelino e Dica, não são jovens de idade, somente de espírito. A qualidade da celebração foi excelente, o que prova a teoria do nosso bipo diocesano, D Francisco, que diz que temos que por a juventude para celebrar. Conforme dizia o saudoso João Paulo II " A igreja só será jovem, quando os jovens forem a igreja".
         Quem celebrou foi o jovem Adir Junior, que foi muito elogiado. Várias pessoas comentaram que parece, que o rapaz já faz isso a muito tempo, pois ele celebrou como um veterano, com bastante desenvoltura, demonstrando muita sintonia, com todos os momentos da celebração.
         Em sua homilia, elegeu o perdão como tema central e fez menção a trechos das leituras do dia, do Evangelho e do salmo, de maneira clara e compreensível para os presentes, fazendo sempre a ligação entre as leituras e  nossa realidade. Citou também a quaresma como um momento em que os cristãos devem estar mais em sintonia com  igreja a fim de se preparar para a semana santa.
         As meninas Fernanda e Mariane, que leram as leituras, também o fizeram de forma muito tranquila e com boa dicção.
         O salmo que foi cantado divinamente pela menina Ihasmin do grupo de jovens, também encantou a assembléia.
         Como comentarista, participou a menina Maxiane de 12 anos, do pré-jovens. As preces foram feitas por 2 meninas da catequese.
         Ao final da celebração o jovem celebrante, Adir Junior agradeceu a comunidade a oportunidade e disse, que é muito importante esse apoio à juventude, pois isso faz com que o jovem mais valorizado, possa produzir mais frutos.
         Uma feliz coincidência, é que a celebração foi justamente no dia do aniversário do GUPP, Grupo de Jovens da comunidade São Luiz.
          Esperamos que com isso a nossa juventude possa se animar ainda mais a participar.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ NA COMUNIDADE SÃO LUIZ GONZAGA

       A equipe de Iniciação à Vida Cristã da comunidade São Luiz Gonzaga, entendeu bem os benefícios desse trabalho, para a catequese da comunidade. As catequistas estão conseguindo por em prática as orientações recebidas da paróquia.
       Abaixo algumas fotos de catequisandos e crismandos recebendo alguns ritos durante uma celebração.
Em outras fotos, a catequista Paula conduz o trabalho com os pré-jovens, meninos e meninas que receberam a primeira comunhão nos últimos anos.
       Em outra foto, é mostrada a reunião das catequistas, ocasião em que elas refletem, avaliam e planejam os trabalhos da Iniciação à Vida Cristã.





PASTORAL FAMILIAR DO SÃO LUIZ COMPLETA 15 ANOS

          A Pastoral Familiar da comunidade São Luiz Gonzaga, completou no dia 02/02, 15 anos de luta  em prol das famílias. Nesse tempo de existência muitas famílias passaram pelo grupo, sendo que algumas estão desde o primeiro dia, mas uma coisa todas tem em comum: "família alguma que passou por ali, saiu  sem aprender a valorizar mais o sentido do Ser Família. Os cônjuges a valorizarem mais seus matrimônios, os pais a valorizarem seus filhos, os filhos a valorizarem seus pais e todos a valorizarem a igreja católica, como uma verdadeira mãe.
          É comum pessoas dizerem que melhoraram muito como pessoa e como família, a partir da participação na Pastoral Familiar.  Pessoas que não participavam da comunidade, hoje estão ativos nas pastorais da liturgia, do batismo, da comunicação, da oração, da juventude, da bíblia etc.
          Para comemorar essa data, foi realizada a 13ª Semana da Família Cristã, que contou com louvor realizado pelos grupos de cântico da comunidade, oração pelas famílias, apresentação do coral diocesano, palestras com os casais Celinha e Mauro e Kito e Adriana, celebração pelas famílias  e no domingo, dia 15 
um passeio ao Hotel Fazenda Boa Vista em Bananal.   

















sábado, 11 de fevereiro de 2012

VALE A PENA SER FAMÍLIA

      Nesta quinta-feira o casal Celinha e Mauro, que teve grande participação nesses 15 anos da Pastoral Familiar, nos brindou com a excelente palestra, com o tema "Vale a ena Ser Família".
      Ela falou muito bem sobre a diferança de "ter família" e "ser família":
- O ter família é a pessoa que tem esposa e filhos, mas muitass vezes essas pessoas quase não se encontram dentro de casa e quando se entcontram quase não se falam, mas o ser família é uma comunidade de amor, onde as pessoas se respeitam, se ajudam, dialogam e se amam. E a Pastoral Familiar do São Luiz, nesses 15 anos de eexiostência, ajudou muitas pessoas a compreender e a praticar o SER FAMÍLIA.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO PELAS FAMÍLIAS

      Dando continuidade à semana da família cristã, na quarta-feira foi a vez da oração pelas famílias, o Grupo de Oração da comunidade São Luiz, conduziu o trabalho do dia e no final teve a apresentação do coral diocesano.
       Momento muito importante do evento, foi a pregação da Maria Luiz, que é membro do grupo de oração e da pastoral familiar, emocionando a todos os presentes: " Muitas vezes brigamos com Deus, por coisas que acontercem em nossas vidas, que a princípio achamos que não são boas, mas quando olhamos com os olhos da fé, percebemos, que Deus nunca nos desampara e que aquilo que nos aconteceu, na realidade é uma bênção em nossas vidas".

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMEÇA A 13ª DA FAMÍLIA CRISTÃ

     Nesta 3º feira teve início na comunidade São Luiz, a 13º semana da Família Cristã, comemorando o aniversário de 15 anos da Pastoral Familiar.
     O primeiro dia foi um louvor com os grupos de cântico da comunidade Vida Nova, Luz do Senhor, Santa Cecília, que se revezaram.
     O Vida Nova cantou músicas de chegada e de acolhida, o Luz do Senhor de reflexão e o Santa Cecília mais agitadas, que mexeram com o bom público presente.
     O casal Lola e Fabiano, primeiros coordenadores da Pastoral Familiar fizeram a abertura, trazendo a memória de bons momentos desses últimos 15 anos.
     O ponto alto do evento foi quando os três grupos se juntaram para cantar, formando um coral bem afinado, que brindou os presentes com músicas bem cantadas.
     Tirando pelo 1º dia, tudo indica que a semana será um sucesso.
Vale a pena conferir.