quarta-feira, 29 de agosto de 2012

BANDA SINFÔNICA SE APRESENTA NA CRECHE PE.ADALBERTO

  Na última terça-feira, às 15 h, a Banda Sinfônica Juvenil de Barra Mansa, se apresentou na Creche Pe.Adalberto.
  Veja abaixo, algumas fotos da apresentação.













PRINCIPAL CAUSA DA CONFUSÃO MENTAL DO IDOSO

 
Principal causa da confusão mental no idoso

Arnaldo Lichtenstein, médico


Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:   

- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?

Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não". 

Outros apostam: "Mal de Alzheimer" 

Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;     
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.

Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar
confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos
cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50%
de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente
líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao  perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas

decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das
Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

domingo, 19 de agosto de 2012

SEMANA DA FAMÍLIA NA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO


       Após uma semana bem agitada, com o tríduo, realizado nas comunidades da paróquia São Sebastião, e as 3 missas realizadas na paróquia, pelas famílias, nesse domingo, dia 19, foi encerrada a semana da família com uma carreata, saindo da praça da Matriz, com destino à comunidade São Pedro-Cotiara, onde os presentes foram recebidos com animadas músicas, cantadas pelo grupo de cânticos Luz do Senhor, da comunidade São Luiz Gonzaga.
      Logo na sequência, Bianca da equipe do pós-matrimonial e ministra do matrimônio, fez a abertura do encontrão de famílias, dando boas vindas aos presentes. O sr.Luizinho fez a oração inicial e uma breve reflexão sobre a situação atual das famílias, explorando o Evangelho do dia, sobre a assunção de Nossa Senhora.
       Em seguida, foram apresentados para os presentes, os novos coordenadores paroquiais, Bueno e Lúcia, que agradeceram a presença de todos e falaram um pouco do que pretendem, à frente da Pastoral Familiar:
- Nós estamos assumindo agora este trabalho, nessa importante pastoral com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de 11 anos, que os coordenadores Genivaldo e Angela fizeram. Hoje o Genivaldo está em um outro projeto importante, à frente de uma escolinha de futsal e vôlei, com quase 200 crianças e jovens, porém eles foram os pioneiros e antes deles não tinha esse trabalho na paróquia. Agradecemos a eles por deixarem um caminho traçado, para que nós pudéssemos trilhar. E com a ajuda Divina e o apoio de todos vocês, pretendemos fazer com que todas as comunidades de nossa paróquia, tenham a pastoral familiar, assim como pediu o nosso bispo, em uma reunião que tivemos recentemente com ele. Disse o coordenador paroquial da Pastoral Familiar, Bueno.
       Logo na sequência, apresentou os casais representantes de cada setor da paróquia.
      Feitas as apresentações, as comunidades passaram a mostrar seus talentos, como a menina Maria Luiza, filha do Casal Elias e Lúcia, que cantou e tocou 2 músicas, teve apresentação de teclados, brincadeiras, na área externa, mas o que mais chamou a atenção de todos foi o grupo de dança, da comunidade São João Batista, com apresentações de música e dança.
     As comunidades presentes, passaram um pouco do que foi feito em suas comunidades e para terminar o evento, foi realizada uma celebração da Palavra. 













MEMBROS DA COMUNIDADE SÃO LUIZ EM MISSÃO

     No sábado, dia 18/08, membros da comunidade São Luiz estiveram colaborando com o Retiro dos Jovens da Comunidade Santa Rita de Cássia, em Pouso Seco, realizado na Pousada Cantinho da Felicidade, do casal Celinha e Mauro. Durante cerca de 2 horas, Marcão, Xandy, Bruno, Taísa, Célio e Genivaldo, cantaram, tocaram, oraram,  conversaram, com cerca de 50 jovens, participantes do retiro.
     Houve um momento muito forte, quando Marcão, que conduzia o trabalho, convidou aos jovens a se aproximarem da cruz e assumirem a partir daquele momento, um compromisso com Jesus Cristo, em suas vidas, em sua casa e em sua comunidade.
      Houve grande comoção, levando alguns dos presentes às lágrimas.
      - O trabalho que o grupo fez, ultrapassou as expectativas, tudo o que aconteceu ali, foi muito bom e será muito importante para a vida desses jovens. - Disse Celinha, uma das organizadoras do evento.
      O tema do encontro foi: Sou único para Deus.








sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TRÍDUO PELA SEMANA DA FAMÍLIA NA CEB SÃO LUIZ

      A pastoral familiar da comunidade São Luiz, junto com as demais pastorais da comunidade realizou um tríduo, pela semana da família.
      Foram momentos de oração, reflexão, partilha da palavra e muita informação.
      - Gosto muito desses momentos de reflexão, principalmente sobre famílias, pois lembramos de muitos momentos importantes que acontecem com as nossas e podemos ver onde acertamos ou erramos. Chego até me emocionar, com certas histórias que aqui são contadas. Disse Marcos, coordenador da comunidade.