terça-feira, 16 de novembro de 2010

FAMILIA E INICIAÇÃO CRISTÃ



Família e catequese são realidades gêmeas. Uma precisa da outra, uma completa a outra. Por ocasião do Ano Catequético e sob a luz da Conferência de Aparecida, a Igreja no Brasil, optou pela Iniciação Cristã, como caminho para uma transformação profunda na formação dos discípulos missionários. É um projeto eclesial e catequético radical e promissor. Iniciação Cristã é a experiência de vida dos cristãos dos primeiros séculos da Igreja, cujo itinerário ou plano de catequese se chamava: catecumenato. A Iniciação Cristã tem 6 pontos-chaves:
1. Encontro e encantamento por Jesus Cristo
e o seu reino.
2. Conversão permanente como constante cristificação da vida.
3.Amor à Igreja e engajamento na comunidade eclesial.
4. Aprofundamento da fé, Dando primazia à Palavra de Deus.
5. Celebração da fé, vida litúrgica e sacramental.
Incluída a vivência do Ano Litúrgico dando ênfase ao dia do Senhor - o domingo.
6. Ardor missionário por uma Igreja em estado permanente de missão.
Como vemos, a Iniciação Cristã é um caminho iluminador, exigente,transformante e radical. É uma verdadeira "revolução eclesial" pois a Igreja precisa de uma "forte comoção" (DA nº. 362). Tanto a Igreja como a família são convocados a se tornarem "realidades iniciadas", sem deixar fora nenhum dos seis pontos chaves da Iniciação Cristã.Para que a família colabore com a catequese, é necessário que a pastoralFamiliar, os movimentos, os namorados e noivos, recebam a Iniciação Cristã. Com pais e esposos iniciados, teremos famílias iniciadas, verdadeiras "igrejas domésticas", lugar primeiro e privilegiado da catequese. Um catequizando"Iniciado" pode, por sua vez, motivar sua família a entrar na dinâmica da Iniciação cristã. Por outro lado, a família "iniciada" é condição para uma catequese deIniciação duradoura e eficaz.Seria grave equivoco pensar que Iniciação Cristã é coisa só para catequistase catequizados. Pelo contrário, todo o povo de Deus é convocado a assumir a Iniciação Cristã como projeto de vida cristã. Este é o segredo para sairmos da acomodação, da burocracia, da apatia, da superficialidade.
A Iniciação Cristã é o caminho para a Igreja discípula missionária, Igreja da atração, Igreja samaritana. Um encantamento, reavivamento, revigoramento da igreja, pode ser esperado da experiência da Iniciação Cristã, que gerou discípulos,profetas, místicos, missionários e mártires nos primeiros séculos.
A família e a catequese são meios concretos para que se implante a Iniciação Cristã em toda Igreja. São duas asas que farão a Igreja alçar vôo rumo à sua vocação a ser discípula missionária, santa e comprometida com a vida do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário